A Importância das Escadas Acessíveis na Integração de Ambientes

A Importância da Acessibilidade em Escadas

Quando falamos em escada acessível, estamos seguindo a tendência mundial de projetar espaços, equipamentos e utilidades considerando a diversidade de tipos. Não só no Brasil, mas em todo mundo, a preocupação com as diferenças entre as pessoas é cada vez maior.

Homem deficiente visual ao lado de uma escada
Escada Acessível

Arquitetos, engenheiros, construtores e administradores, bem como os poderes públicos constituídos, planejam, constroem ou promovem adaptações nos espaços, com o objetivo maior de proporcionar a todos o direito de desfrutar plenamente do lugar em que vivem.

Diminuindo Distâncias e Melhorando a Qualidade de Vida

Cuidar da acessibilidade é colaborar para melhorar a qualidade de vida de muita gente. Acessibilidade é o respeito pelas diferenças físicas e sensoriais. Vale lembrar que a maior parte da população, em algum momento, encontra dificuldades para realizar atividades simples. São idosos, crianças, pessoas obesas, grávidas ou com alguma limitação ou deficiência, definitiva ou temporária.

Interligando Ambientes com Escadas Acessíveis

De fato, a escada acessível é parte de um universo de outros itens de acessibilidade. E deve estar integrada ao ambiente que garante acessibilidade com conforto e nas dimensões adequadas, com:

Como todo ambiente destinado à acessibilidade, a escada acessível também é regulamentada pela ABNT NBR 9050. Todos os trajetos que levam às escadas, bem como às rampas, devem ser bem planejados e sinalizados. Analogamente, todos os elementos fixados com o objetivo de servir de apoio para as pessoas, como corrimãos e barras, têm que estar muito bem presos e chumbados. Em escadas que interligam andares, junto à porta de cada pavimento, é bom marcar em relevo o número do andar e em Braille no corrimão, no início e no final dos vãos. Em síntese, essas providências são de grande importância e auxiliam pessoas cegas ou com baixa visão.

Solução Acessível no CREA
Solução Acessível no CREA

Rotas de Fuga Acessíveis

Quando a rota de fuga incluir escadas de emergência, é preciso reservar áreas de resgate para cadeira de rodas, ventiladas e fora do fluxo principal de circulação. Posto que se tratam de rotas, devem ser sinalizadas e iluminadas com dispositivos, bem como placas de rota de fuga e o adesivo que sinalização de área de resgate.

A Solução para uma Escada Acessível

Também é preciso dar atenção ao destino após utilizar as escadas. Por exemplo, quando a pessoa com deficiência visual chega ao destino, como apartamento ou escritório, os números das portas devem ser preferencialmente em relevo, para facilitar a orientação da pessoa cega e a cor do piso tátil direcional e piso tátil alerta, de cor contrastante ao piso geral.

É bom lembrar que em obras novas e projetos, o certo é incorporar todas as recomendações da Norma Brasileira de Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiência a Edificações, Espaço, Mobiliário e Equipamentos Urbanos – NBR 9050. E agregado às normas, precisamos ter uma cidade e edificações acessíveis, sem barreiras, que garanta ao cidadão, segurança, bem-estar e acesso, bem como seu direito de ir e vir. Os desafios urbanos estão no presente e se projetam para o futuro e já não podemos pensar em padrões, mas nas diferenças que caracterizam a população.

Ilustração de escada com sinalidor de degrau e ao final sinalização tatil
Escada Acessível – Sinalizador de Degrau

A Solução Acessível – Empresa Especialista em Acessibilidade, possui todos os itens para compor uma Escada Acessível, bem como todos os outros ambientes que levam até ela.

Rolar para cima